sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Geração Z...


Quem são? Pessoas que nascem entre o começo de 1990 até 2010. 
A Geração Z é constituída por quais tipos de pessoas? as que nasceram durante o advento da internet e do crescimento das novas tecnologias digitais, como smartphones, videogames e computadores mais velozes,e que já não conseguem imaginar viver num mundo onde todas as coisas não estejam conectadas num ambiente online, e com troca instantânea de informações.
Quais as características da geração Z?
 Abaixo segue uma listagem de algumas das principais características dessa Geração, as quais vocês podem encontrar e saber mais no site Significados:
  • Nativos digitais;
  • Constantemente conectados à internet;
  • "Cidadãos do mundo";
  • Forte responsabilidade social e ambiental;
  • Necessidade de interação e exposição de suas opiniões no ambiente online;
  • Acostumados em ter respostas e informações rapidamente (instantaneidade);
  • Muito ansiosos, pois estão acostumados com processos rápidos;
  • Acostumados com os avanços das novas tecnologias da comunicação;
  • Acostumados com a obsolescência das coisas. 

Como ensinar crianças conectadas? 
 Abaixo segue informação sobre como ensinar, as quais vocês podem encontrar e saber mais no site Infogeekie:

Para a professora Vanessa Giron, ela acredita fortemente que, para obter sucesso ao ensinar a geração Z e garantir que os estudantes realmente aprendam, é necessário preparar aulas mais dinâmicas e diversificadas, transformando a sala de aula em um espaço de trabalho colaborativo, no qual os alunos tenham aulas práticas e coloquem a “mão na massa", do que ficar sentada por longos períodos assistindo a uma exposição, uma palestra, sobre qualquer assunto.

Link: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/20/politica/1424439314_489517.html

"O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula"


O artigo surge de uma reflexão a cerca de Marc Prensky, publicado no ano de 2010, bem como o uso da ferramenta WordCloud Generator,  onde o autor traz o desafio da inserção da tecnologia no ensino e  dentro de sala de aula, que vem com o intuito de incentivar os professores a nova pedagogia a partir da qual os alunos ensinam a si mesmos com a orientação do professor e não como a antiga pedagogia onde o professor é o transmissor de conhecimento e o aluno o receptor do mesmo. Cabe a isso o professor aprimorar
 de novos instrumento para aperfeiçoar cada vez mais os conhecimentos já adquiridos, favorecendo assim a construção da aprendizagem significativa em sala de aula, tornando as aulas mais prazerosas para o aluno e para ele mesmo e saindo do comodismos.

Link do artigo: file:///C:/Documents%20and%20Settings/CLIQUE%20EM%20OK/Meus%20documentos/Downloads/prensky%20(1)%20(1).pdf

Como é ser um educador na era digital?

Trago um desafio para interação com as demais colegas:

Vídeo Aula: Tinta Caseira