domingo, 18 de novembro de 2018

Objetos de Aprendizagem




Conceito:

Organismos de padronização como o IEEE nomeiam, de forma geral objetos de aprendizagem como “qualquer entidade, digital ou não, que pode ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o processo de aprendizagem que utilize tecnologia”. (IEEE, 2000 apud Reis, 2010).


Segundo o site: Porta da Educação 


Podem ser assim definidos (BALBINO, 2007, p.1):


“Objetos de Aprendizagem são definidos como uma entidade, digital ou não digital, que pode ser usada e reutilizada ou referenciada durante um processo de suporte tecnológico ao ensino e aprendizagem. Exemplos de tecnologia de suporte ao processo de ensino e aprendizagem incluem aprendizagem interativa, sistemas instrucionais assistido por computadores inteligentes, sistemas de educação à distância, e ambientes de aprendizagem colaborativa. Exemplos de objetos de aprendizagem incluem conteúdos de aplicação multimídia, conteúdos instrucionais, objetivos de aprendizagem, ferramentas de software e software instrucional, pessoas, organizações ou eventos referenciados durante o processo de suporte da tecnologia ao ensino e aprendizagem”. 

 As vantagens de se utilizar os Objetos de Aprendizagem são:

- Motivação do processo ensino-aprendizagem;
- Estimular o pensamento indutivo;
- Estimular o pensamento dedutivo;
- Estimular a construção de hipóteses;
-Simulações de situações reais;
-A possibilidade de aplicação a diferentes realidades e contextos.

Um bom Objeto de Aprendizagem deve estar dividido em três partes (BETTIO e MARTINS, 2004, p.3):

- Objetivos: tem como finalidade mostrar ao aprendiz o que ele poderá aprender com o estudo do Objeto. Pode, por exemplo, conter uma lista de conhecimentos prévios necessários para um bom aprendizado;

- Conteúdo instrucional: mostra todo o material didático que é preciso para que no final o aluno atinja os objetivos dispostos no item anterior;

-Prática e feedback: uma característica importante dos Objetos de Aprendizagem é que ao final dela coloca-se uma avaliação, para que o aluno veja se atingiu às expectativas, e se não, utilizá-lo novamente, quantas vezes for necessário.

Com isso, o professor pode planejar e avaliar corretamente sua prática, aplicando corretamente os Objetos em sala de aula (ou laboratório de informática), tornando os conteúdos didáticos mais estruturados e organizados, utilizando grupos e/ou duplas para sua manipulação. Pode-se inclusive praticar a interoperabilidade (uso de diferentes Objetos, como peças de lego) para atingir um objetivo maior.

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