Conceito:
Organismos de padronização
como o IEEE nomeiam, de forma geral objetos de aprendizagem como “qualquer entidade,
digital ou não, que pode ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o
processo de aprendizagem que utilize tecnologia”. (IEEE, 2000 apud Reis, 2010).
Segundo o site: Porta da Educação
Podem ser assim definidos
(BALBINO, 2007, p.1):
“Objetos de Aprendizagem são
definidos como uma entidade, digital ou não digital, que pode ser usada e
reutilizada ou referenciada durante um processo de suporte tecnológico ao
ensino e aprendizagem. Exemplos de tecnologia de suporte ao processo de ensino
e aprendizagem incluem aprendizagem interativa, sistemas instrucionais
assistido por computadores inteligentes, sistemas de educação à distância, e
ambientes de aprendizagem colaborativa. Exemplos de objetos de aprendizagem
incluem conteúdos de aplicação multimídia, conteúdos instrucionais, objetivos
de aprendizagem, ferramentas de software e software instrucional, pessoas,
organizações ou eventos referenciados durante o processo de suporte da
tecnologia ao ensino e aprendizagem”. 
- Motivação do processo
ensino-aprendizagem;
- Estimular o pensamento
indutivo;
- Estimular o pensamento
dedutivo;
- Estimular a construção de
hipóteses;
-Simulações de situações
reais;
-A possibilidade de
aplicação a diferentes realidades e contextos.
Um bom Objeto de Aprendizagem deve estar dividido em três
partes (BETTIO e MARTINS, 2004, p.3):
- Objetivos: tem como finalidade mostrar ao aprendiz o
que ele poderá aprender com o estudo do Objeto. Pode, por exemplo, conter uma
lista de conhecimentos prévios necessários para um bom aprendizado;
- Conteúdo instrucional: mostra todo o material didático
que é preciso para que no final o aluno atinja os objetivos dispostos no item
anterior;
-Prática e feedback: uma característica importante dos
Objetos de Aprendizagem é que ao final dela coloca-se uma avaliação, para que o
aluno veja se atingiu às expectativas, e se não, utilizá-lo novamente, quantas
vezes for necessário.
Com isso, o professor pode planejar e avaliar
corretamente sua prática, aplicando corretamente os Objetos em sala de aula (ou
laboratório de informática), tornando os conteúdos didáticos mais estruturados
e organizados, utilizando grupos e/ou duplas para sua manipulação. Pode-se
inclusive praticar a interoperabilidade (uso de diferentes Objetos, como peças
de lego) para atingir um objetivo maior.

Nenhum comentário:
Postar um comentário