Como vimos anteriormente o Objeto de Aprendizagem (OAS)
são recursos utilizados para aprendizagem através da tecnologia.
Abaixo seguem dois exemplos de Objeto de aprendizagem:
Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED:
Um objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa
ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal ideia é
"quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que
podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material
eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser
considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma
imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação.
Os objetos de aprendizagem produzidos pelo RIVED são
atividades multimídia, interativas, na forma de animações e simulações. A
possibilidade de testar diferentes caminhos, de acompanhar a evolução temporal
das relações, causa e efeito, de visualizar conceitos de diferentes pontos de
vista, de comprovar hipóteses, fazem das animações e simulações instrumentos
poderosos para despertar novas ideias, para relacionar conceitos, para
despertar a curiosidade e para resolver problemas. Essas atividades interativas
oferecem oportunidades de exploração de fenômenos científicos e conceitos
muitas vezes inviáveis ou inexistentes nas escolas por questões econômicas e de
segurança, como por exemplo: experiências em laboratório com substâncias
químicas ou envolvendo conceitos de genética, velocidade, grandeza, medidas,
força, dentre outras.
O Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e
Objetos de Aprendizagem –PROATIVA:
Teve início em 2001 com o projeto ÁLGEBRA
INTERATIVA, sob a coordenação do professor Dr. José Aires de Castro Filho.
Atualmente, o grupo conta com a participação de alunos das mais diversas áreas
e tem por objetivo desenvolver objetos de aprendizagem (atividades multimídia,
interativas, na forma de animações e simulações que têm a ideia de quebrar o
conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados
em vários ambientes de aprendizagem), bem como realizar pesquisas sobre a
utilização desses objetos na escola, como forma de melhorar o aprendizado dos
conteúdos escolares.
Escolha a área:
Biologia, Ciências,
Física, Linguagem, Matemática e Química.
Se optar por fazer o download do objeto, você deverá
descompactar o arquivo e clicar no arquivo HTML para abri-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário