Programa de computador que visa atender necessidades e
objetivos pedagógicos. Dessa forma, todo o software pode ser considerado
educacional, desde que sua utilização esteja inserida num contexto e numa
situação de ensino-aprendizagem, onde exista uma metodologia que oriente todo o
processo.
O software educacional é considerado um dos ingredientes
do uso da informática na educação. Os outros ingredientes seriam o computador e
o professor treinado para o uso do computador na sala de aula. Nesse contexto,
o software teria tanta importância quanto os outros ingredientes, pois sem ele
o computador não poderia ser utilizado como ferramenta educacional.
Existem diversos tipos de software educacional e cada um
possui suas próprias características e um determinado enfoque educacional. Eles
são classificados da seguinte forma:
– software de apresentação (funciona como um
“livro-eletrônico”, apresentando ao aluno o conteúdo a ser ministrado);
– tutoriais
(apresentam o conteúdo ao aluno, utilizando recursos audiovisuais e realizando
perguntas a respeito do assunto que está sendo apresentado);
– software de exercício e prática (tutoriais para revisão
e memorização de algum assunto já visto pelo aluno);
– simulação (simulam o mundo real de forma simples, onde
o aluno é colocado diante de várias situações, podendo desenvolver hipóteses,
testá-las e analisar os resultados. Exemplo: situações de desastres,
gerenciamento de cidades etc.);
– jogos educativos
(jogo que se propõe a ensinar algum conteúdo ou desenvolver capacidades
intelectuais do jogador);
– tutores
inteligentes (controla a seleção e a seqüência de informação que é passada ao
aluno, identificando as características do estudante e adaptando o tutoramento
de acordo com elas);
– hipermídia
interativa (promove a própria construção do software educacional).
Informações do site:Educa Brasil
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